Inominado Anônimo

FILME – Controle Absoluto – Eagle Eye

Posted on: 29/dezembro/2008

Esse é o típico filme que o título mereceria ficar sem tradução, já que Eagle Eye é o nome do projeto e Aria é máquina movida por inteligência artificial que é o centro da história, já que todos os fatos e acontecimentos do filme giram em torno do que Aria faz/ordena.

Aria é um máquina provida de inteligência artificial que usa todas as redes de vigilância e telefonia para vigiar, 24 horas por dia os humanos nos EUA, para identificar possíveis comportamentos terroristas. Tudo corre perfeitamente bem, até que num canto perdido do deserto árabe, os EUA e serviço secreto identificam um suposto terrorista e bombardeiam o vilarejo onde ele se encontra para um funeral. Este é o gatilho do filme, que faz a máquina “julgar” que os EUA são uma ameça, já que matou muitos inocentes, e começa uma operação para matar todos os envolvidos, uma lista de 12 pessoas, que vão desde do presidente dos EUA e seu vice até o secretariado envolvido no assunto.

Claro que o filme é praticamente uma “teoria da conspiração”, mas é interessante para pensarmos que, quanto mais vivemos numa sociedade modernizada com tantos apetrechos tecnológicos e vídeo-monitorados quase sempre que estamos na rua, mais estamos sendo vigiados, ou seja, cada vez mais o grande irmão se concretiza como sendo uma versão real da ficção. De grosso modo, mostra exatamente o que acontece globalmente hoje em dia, todos são bandidos até que se prove o contrário, ou seja, nivelaram por baixo, tal qual porta giratória de bancos.

Enfim, o filme é eletrizante e cheio de ação, muito bom (só podia, é do Spielberg descobri lendo o omelete), posso dizer que foi um dos melhores filmes de ação que vi em 2008, mesmo com toda a baboseira e impossibilidades implícitas. Não há como não se lembrar do filme Inimigo do Estado.

4 Respostas to "FILME – Controle Absoluto – Eagle Eye"

Olá… passando para lhe desejar um mais que ótimo ano novo.
Forte abraço.

Olá Inominado,

Também vi o filme e achei interessantíssimo. Claro que havia muitas impossibilidades, a começar pelo facto de ouvir as conversas das pessoas através de telemoveis desligados. Mas mesmo assim, achei muito bom o filme.

Para mim este filme tem 8/10.

Abraço.

Sobre o esquema do telefone, sabes que gosto de uma teoria conspiratória, e fico na dúvida se realmente não se consegue o tipo de acesso a celulares mostrado no filme.

Abraço e agradeço o comentário, saiba que continuo seu fã, não perco nenhum artigo😉

Hmm, acho isso impossível, pelo menos em telemóveis antigos de certeza que não era possível!

Fique à espera que hoje mesmo sairá mais um artigo interessantíssimo😀

Abraço.

Os comentários estão desativados.

Technorati

weblogUpdates.ping YOUR WEBLOG NAME HERE http://www.YOURWEBLOGURL.com/
%d blogueiros gostam disto: