Inominado Anônimo

Reforma Ortográfica

Posted on: 29/setembro/2008

Hoje o Presidente Lula assina a Reforma Ortográfica (Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa), tentativa para diminuir as diferenças entre os vários povos que falam a língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal.

Ao meu ver, as mudanças são salutares e chegam atrasadas, pois foi a reforma foi inicialmente assinada em 1990 e ratificada pelo Brasil em 1995o_O

Como as mudanças daqui do Brasil não serão as mesmas nos outros países, veja as diferenças abaixo. No Brasil as mudanças serão:

  • A incorporação oficial das letras “k”, “w” e “y”, pois elas já existiam informalmente no nosso idioma, cada vez mais globalizado. Agora o alfabeto conta 26 letras.
  • Caiu o trema, também oficialmente, pois ele já não fazia falta alguma há muito tempo. Vai me dizer que você não lia “tranqüilo” soletrando o “Q” “U” “I” corretamente sem o trema?! Então não me venha com chorumelas. A exceção fica para as palavras estrangeiras, o alemão usa muito trema.
  • Cai o acento agudo em ditongos abertos, como: IDÉIA que passa a ser IDEIA. Não existirá exceção para essa regra. Com certeza não farão falta alguma. Não entendo por que ótimo não poderia ficar otimo ou índio ficar indio??? A ideia (óóóóó já não está errado!😀 ) é a mesma, mesmo sabendo que não são ditongos!!!
  • Palavras com duplo “o” e duplo “e” perdem o acento circunflexo: enjôo e lêem passam a ser enjoo e leem. Já vai tarde esse também!
  • Acento diferencial, agudo ou circunflexo somem por completo, como no caso de para (preposição) e pára (verbo), ambos passam a ser apenas “para”, onde o contexto da frase refletirá se é preposição ou verbo. Há línguas como no Japão que uma única palavra tem dezenas de significados e interpretações dependendo do contexto. Outras dúvidas: Também cai o acento diferenciador entre singular e plural como nos exemplos: “aquela palavra que tem acento circunflexo” e “aquelas palavras que têm acentos circunflexos”? “Esta” ou “está” também entra nessa regrinha???
  • O hífen! Esse item que deixa qualquer vestibulando descabelado acaba de gerar mais confusão:
    ele vai sumir quando o segundo elemento da palavra começar em “R” ou “S” e daí dobrar essas letras:
    era: contra-regra – fica: contrarregra
    era: anti-semita – fica: antissemita
    EXCESSÃO: quando os prefixos terminarem em “r” o hífen se mantém:
    super-resistente
    e super-homem (?!)😛

E por fim as mudanças que ocorrerão em Portugal e (creio eu) nos outros países que falam o português lusitano:

era: húmido – fica: úmido

somem as consoantes mudas:
era: acção – fica: ação
era: óptimo – fica: ótimo

Mas todas essas mudanças têm datas limites pra terminar e começar como explica o G1:

No Brasil, o acordo entrará em vigor em janeiro de 2009 e sua implantação será feita de forma gradual, de modo que as novas normas chegarão aos livros escolares em 2010 e serão obrigatórias a partir de 2012.

Assim, a regra atual valerá para vestibulares e concursos públicos até dezembro de 2012.

Será que os corretores ortográficos de nossos editores de texto e navegadores (meu Firefox tem, se o seu IE não, o problema é só seu!😛 ) também respeitarão essas datas de adequação?

Citações e informações deste texto foram retirados do G1.

3 Respostas to "Reforma Ortográfica"

Coitados dos vestibulandos …
Forte abraço sempre.

Correção:

ERA:
era: contra-regra – fica: contrarrega

FICA:
era: contra-regra – fica: contrarregra
😛

Forte abraço.

@ Lincoln Lamas:

Devidamente corrigido, seu engraçadinho!😛

Os comentários estão desativados.

Technorati

weblogUpdates.ping YOUR WEBLOG NAME HERE http://www.YOURWEBLOGURL.com/
%d blogueiros gostam disto: